Guerra Na Síria! O Que Acontece Com as Mulheres?

Nos últimos dias a Guerra que assombra a Síria tem tomado proporções gigantescas. Estima-se que a cada hora uma criança morre na Síria. A UNICEF divulgou a informação de que somente em 2018 mais de mil crianças perderam a vida nessa guerra que deixa marcas na história da humanidade.

E num mundo onde nós mulheres ainda precisamos lutar muito, diversos são os relatos de abuso sexual contra as mulheres na Síria. Para muitas o suicídio foi a escolha. Também há relatos de famílias que buscam autorização de líderes religiosos para findar com a vida de filhas, mães, irmãs e esposas – antes que elas sejam capturadas, estupradas e violadas.

estupro

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.”  Simone de Beauvoir

As mulheres em zona de conflito ou refugiadas estão em uma situação de extrema vulnerabilidade e sofrimento. E os episódios da Síria não são os primeiros casos.  Historicamente, em cenários de guerra como Aleppo, mulheres são usadas como objeto sexual para diversos fins. Aqui em terras brasileiras, por exemplo, muitas mulheres indígenas foram estupradas com a chegada dos portugueses.

Na Alemanha nazista, era proibido por lei relações sexuais entre arianos e judeus, mas isso não evitava os estupros. Quando um soldado estuprava uma mulher judia, ela era morta para que o soldado evitasse problemas com a “justiça”. Nos campos de concentração a situação só piorava, o estupro era ainda mais comum.

SIRIA-5-ANOS-925x578

E COMO AJUDAR?

Ao entrar em contato com tanta informação sobre a guerra na Síria também nos conectamos com uma grande angústia: o que fazer? Como ajudar? A Cruz Vermelha, movimento internacional humanitário, vem fazendo constantes alertas sobre a necessidade de salvar vidas das mulheres da Síria e do restante da população. A Cruz Vermelha está está auxiliando na retirada de civis feridos – entre eles mulheres e crianças. Para que os resgates possam continuar, podemos contribuir fazendo uma doação pelo site.

cruz-vermelha

Com a Esperança de Que a Paz Logo Se Aproxime,

Léia Faustino

2 comentários em “Guerra Na Síria! O Que Acontece Com as Mulheres?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s