Autoestima: a Liberdade de Ser Imperfeita

No mundo atual é muito difícil dizer o que é a auto estima. Ficamos confusos e por vezes acreditamos num conceito de amor próprio Irreal. Vivemos hoje a cultura da beleza e do bem material. O Ser transformou-se em Ter. E com isso, muitos conceitos ficam perdidos no tempo e acabam sofrendo muita interferência. Esse é o caso da auto estima. Até mesmo com nossas crianças, quantas vezes fazemos o elogio de como ela é linda, e deixamos de enfatizar outras qualidades? Por exemplo: sua filha foi bem na escola? Tirou notas boas? Você já disse algo parecido à ela?: “Que linda! Indo bem na escola!”. Porque será que mesmo quando estamos falando em intelecto temos essa necessidade de enfatizar a Beleza? Garanto que você já pensou ou já ouviu alguém dizer sobre auto estima dando ênfase à beleza ou à conquistas materiais. Já teve pensamentos assim?: “quando eu conseguir emagrecer e ter o corpo perfeito minha auto estima vai melhorar”, ou então “eu não sirvo para nada nesse mundo mesmo, não consigo nem comprar um carro igual ao do meu vizinho”.

E agora faço uma pergunta à vocês e peço para que ((RE))Pensem Comigo: Então uma pessoa é capaz de amar-se na mesma medida em que possui um corpo perfeito ou adquire um carro do ano? Bom, alguma coisa precisa estar errada nesse conceito, certo?

Eu considero que uma pessoa com auto estima elevada é aquela que aprecia-se por quem ela é. Com suas qualidades e defeitos. Olha para si e reconhece com apreço suas conquistas, seus méritos e valores, mas também suas dificuldades, falhas e fraquezas. Sabe que não precisa ser Perfeita para se amar. Talvez o grande diferencial nessa pessoa seja ter a segurança que vem do Reconhecimento de seus pontos fortes e fracos, e do autoconhecimento. Quanto mais nos conhecemos, mais fácil fica de nos aceitarmos. Pessoas com uma auto estima saudável sentem-se bem acerca de si mesmas, apreciam quem são e seus valores, orgulham-se de cada habilidade (seja ela grande ou pequena), de cada realização e competência. Reconhecem suas falhas, mas não olham para elas como sendo predominantes de quem sejam ou da imagem que tenham de si mesmas.

VOCÊ NÃO PRECISA DA PERFEIÇÃO PARA COMEÇAR A SE AMAR

mulher-com-flores-1

Esse é um ponto muito importante para o início da nossa jornada em busca dos caminhos da auto estima. Não espere pela perfeição para começar, até porque perfeição não existe. Não espere por um corpo perfeito para começar a cuidar da saúde. Não espere ter dinheiro suficiente para um carro do ano para começar a conquistar seus sonhos. Não espere ter 5 faculdades para começar a trabalhar. Não espere ser milionário para casar ou ter um filho. Não Espere a Perfeição!  Não estou dizendo para serem irresponsáveis e agirem por impulso. Quero que pensem nas Ferramentas Que JÁ possuem e as Utilizem. O que precisar ser realmente melhorado, Melhore, Aprimore! Mas não fique paralisada. Faça o que puder fazer com o que tem! A vida é muito curta para ficarmos esperando por uma perfeição que na verdade nem existe.

🙂

Beijos

Léia Faustino

2 comentários em “Autoestima: a Liberdade de Ser Imperfeita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s