Você.. Impulsiva ou Assertiva?

O corpo parece não responder à seus comandos. Como se uma onda de vários sentimentos invadissem seu corpo e sua mente. Tudo que é bom parece se esvair de seus pensamentos. Em flashes de segundo, parece não ter mais controle de si mesma. Parece responder única e exclusivamente à necessidade de se defender. Defesa de algo real ou idealizado, do presente ou do passado. E algumas vezes até uma tentativa de evitar algo no futuro. Tudo começa com um pensamento.

Um pequeno pensamento, que leva a outro, a outro e a outro. E nesse ciclo de pensar, quando nos percebemos estamos em posição de ataque. Nesse momento parece que as razões racionais já não importam e você age somente por seus sentimentos, suas emoções, aquelas que nesse momento pulsam em verdade em suas veias.

maxresdefault-1

Aquele que está ali à sua frente e que de alguma forma lhe pareceu ameaçador, é alvo então de seu ataque em defesa à seus medos. Medos projetados na figura do outro. Muitas vezes quem está à nossa frente não pode entender, pois o tempo da impulsividade é mais rápido. Não damos tempo de resposta ao outro, o colocamos também em posição de defesa com nossas acusações. Ao passo que o outro também reage, o culpamos, sem naquele momento perceber que o levamos àquele extremo. Quando percebemos, já é tarde, já magoamos que amamos e já não podemos voltar atrás. E quando quem está a nossa frente também responde por impulsos agressivos, o resultado pode ser devastador para todos.

impulsividade1

A impulsividade e a agressividade são dois ingredientes para o fracasso nos relacionamentos. Leva ao afastamento, mágoas e culpa! Você pode estar se perguntando agora: mas então devo não falar do que sinto? Não! Ser passiva também não é um bom caminho, pois também leva ao sofrimento. Um bom direcionamento é fazermos nossa aposta no Comportamento Assertivo.

>>>> Pessoas assertivas não se deixam levar pela emoção exagerada da impulsividade, mas também não se anulam frente à outras pessoas. Elas conseguem colocar o que pensam e sentem de uma forma que não machuque aqueles que estão à sua volta, de uma maneira que essas colocações aproximem seus vínculos, e não lhe afastem de quem ama <<<<

Alguns Caminhos Para Ter Comportamento Assertivo

luz-1

  • Exercite a empatia. É importante saber o que o outro sente, se colocar no lugar do outro pode te fazer experimentar sentimentos diferentes. Olhe além de seus próprios horizontes.
  • Seja clara e objetiva em sua pontuação. Prefira começar as frases com: “eu me sinto….”. Quando trazemos a situação para nossos sentimentos, podemos não cair no erro do julgamento.
  • Utilize tom de voz calmo e ameno. Gritos só alimentam a agressividade.
  • Concentre-se na situação em que deseja refletir com o outro. Trazer várias questões ao mesmo tempo pode gerar confusão e te afastar de seu objetivo.
  • Você precisa se conhecer, saber de suas necessidades para poder colocar isso para o outro. Como pedir algo que não conhece?
  • Observe pessoas assertivas que você admira. Como elas se comportam? Como resolvem seus conflitos?
  • Esteja disposta à mudar e não só à solicitar mudanças.
  • Respeite o direito do outro, e faça valer de seus direitos também. O respeito é chave fundamental para qualquer relacionamento. Ao pedir respeito, seja respeitosa!

 

“Não Podemos Mudar o Passado, Mas Podemos Aprender Com Ele”

🙂

Léia Faustino
Psicóloga

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s