É comum sentirmos certo desconforto no início do processo de Psicoterapia, não chegamos à primeira sessão totalmente à vontade. Algumas vezes temos medo, outras vezes experimentamos a desconfiança. Certas vezes podemos até sentir sintomas físicos como a dor de cabeça, dores no corpo ou insônia. Pode ocorrer também de nos sentirmos apreensivos, com medo e até mesmo nervosos. E sim: isso é comum! Cada um sente à sua maneira, mas uma coisa é certa: o vínculo terapêutico se forma com o passar do tempo e com o andar do processo terapêutico. Por isso é importante que sigamos em frente, mesmo com o desconforto aparente.
Ao passar das sessões, terapeuta e cliente vão delineando o caminho da Psicoterapia e com isso estabelecem o vínculo necessário para a confiança plena. Como em qualquer relação, esse vínculo é conquistado, não nasce com a gente. Muitas pessoas vão à uma primeira sessão e depois pensam: “mas ele é Psicólogo, eu não deveria ficar a vontade para falar tudo?”. Bom, sim: você pode dizer tudo que sente no processo terapêutico, mas pode demorar um pouco para que se sinta seguro para dar alguns passos. Mas é importante que façamos um investimento nesse sentido. Então, separei algumas dicas que podem te ajudar a amenizar esse desconforto que é natural, mas que pode ficar mais brando se trabalharmos com algumas crenças. Vamos lá?
1 – PSICÓLOGO NÃO É PARA LOUCO
A Psicoterapia não é para loucos, e o terapeuta também não é um louco somente à cuidar da loucura. Esse é um preconceito que existe ainda em nossa sociedade e que pode nos impedir de procurar auxílio quando necessário. Não se prenda a esse medo: terapia é para todos, nela encontramos estratégias para alterar o que desejamos em nossas vidas!
2 – A PSICOTERAPIA É TOTALMENTE SIGILOSA
Tudo o que é dito em terapia é sigiloso, essa é uma das grandes premissas do Psicólogo. Confie: o que for dito a seu terapeuta, ficará entre vocês.
3 – O PSICÓLOGO NÃO IRÁ TE JULGAR
O Psicólogo não está em posição de lhe dizer o que fazer ou deixar de fazer em sua vida, muito menos de apontar ou criticar suas ações. O escritor de seu destino é e deve permanecer sendo você. O Psicólogo tem um olhar empático ao ser humano e está pronto para te ouvir sem preconceitos.
4 – A SESSÃO DE PSICOTERAPIA É UM MOMENTO SEU
A sessão de terapia é um momento seu: único e exclusivo, onde você poderá se utilizar desse tempo para trabalhar suas angústias, conflitos e sentimentos. É um momento para cuidar de sua saúde emocional. Aproveite e desfrute desses minutos valorosos!
5 – NÃO EXISTE CERTOU OU ERRADO
Não se preocupe com o que irá falar. Muitas pessoas relatam que não sabem o que dizer ou que ficam treinando o que falar com medo de errar. Não existe certo e errado na Psicoterapia. O Psicólogo está de prontidão para te escutar, independente da forma e do conteúdo do que irá trazer à sessão. Seja você mesmo!
6 – A ESCUTA TERAPÊUTICA NÃO É COMO A DE UM AMIGO
A relação terapêutica é uma relação profissional, e difere em muitos aspectos dos relacionamentos de amizade. O Psicólogo não irá dar conselhos ou interferir em suas escolhas, ele é um profissional capacitado à uma escuta acolhedora e sigilosa, e por meio de técnicas terapêuticas lhe auxilia a buscar seus recursos psicológicos ou potencializar seus recursos para que seu objetivo na terapia seja alcançado.
Espero que essas dicas te ajudem quando pensar em procurar um Psicólogo ou quando estiver indo para suas sessões iniciais de Psicoterapia. E se surgir o medo: vá com medo mesmo! Permita-se descobrir esse processo tão transformador. Não deixe que o medo o impeça de vivenciar essa experiência!
🙂
Léia Faustino
Psicóloga