O Que Busca, Alice?

Quantas vezes nos sentimos presas em situações das quais acreditamos não ter saída? O coração aperta, a angústia toma conta e os pensamentos não se fazem calar. Não conseguirmos ver caminhos, todos parecem retroceder ao ponto em que já estamos. E então partimos em busca da felicidade, vamos buscá-la em bens materiais, numa roupa nova, num sapato colorido, um relacionamento novo e em fórmulas mágicas de beleza. Quem nunca comprou um shampoo acreditando que ele transformaria seu cabelo como dizia na propaganda? Ou quem sabe um livro de auto ajuda acreditando que ao chegar nas últimas folhas todos os seus problemas teriam desaparecido.

Mas chega um hora em que buscar esses modelos de perfeição já não nos bastam. Queremos mais. Mas não sabemos o que queremos. Já estamos fartas de seguir padrões. Antes tínhamos que seguir um padrão feminino de dona de casa prendada, agora temos que ser a Mulher Moderna, que é autoconfiante o tempo todo, que escolhe seus amores (e nunca é escolhida!), que não cansa, se destaca na multidão e é vista e admirada como salvadora. Bom, para mim isso descreve um personagem, uma heroína de contos de fada. Mas espera aí: somos de carne e osso! E por isso, não conseguimos bancar essa pose de super mulher por muito tempo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E continuamos nossa busca. Mas ainda sem saber exatamente o que buscamos. O que queremos não é seguir um padrão, é muito mais profundo. Não está relacionado à tipos de personalidade, idade, condição financeira ou beleza. E muito menos é algo que somente algumas sortudas têm o poder de apropriar-se. O que estamos em busca não pode ser comprado e nem pode ser concedido por ninguém. O que precisamos faz morada dentro de nós mesmas e precisa ser resgatado. Está enraizado dentro de nós esperando que reacendamos a chama, o nome do que procuramos é Coragem!

Passamos muito tempo de nossas vidas em busca de segurança, auto-estima, confiança, carisma, beleza, força e tantos outros sentimentos e habilidades. Mas não paramos para pensar que para conquistar todos eles precisamos da Coragem. É ela que nos impulsiona ao novo, que nos leva ao encontro de nossas conquistas. É precursora do autoconhecimento, do amadurecimento emocional e do amor próprio. Sem ela, continuaremos na procura pelo desconhecido. A Vida Pede Coragem.

12795341_187693041603852_2200574810835018742_n

Mas o que é coragem afinal? Parece uma resposta simples, mas será que a gente realmente já parou para refletir sobre esse termo? A palavra coragem vem do latim cor, que significa coração. Intrigante né? Então se nos falta coragem, também nos falta coração em nossas atitudes? E o que temos em excesso quando a coragem não se faz presente? O Medo! Sim, e esse, como sabemos, adora roubar sonhos. Nos paralisa tantas vezes e nos faz retroceder ao início de nossa reflexão onde não vemos possibilidades de mudança. Os dois estão em direções opostas, mas não acredito que coragem seja ausência de medo. Se voltarmos ao significado da palavra, podemos pensar que impulsionando mais nosso coração em nossas atitudes podemos seguir em frente, então talvez possamos entender que Coragem é Seguir Mesmo Com Medo!

🙂

Léia Faustino

Psicóloga

Anúncios

18 comentários em “O Que Busca, Alice?

  1. Conheço um testo que se retrata a adolescência comparado a Alice no país das maravilhas onde nem sempre o que comemos numa forma configurada nos faz crescer onde pequenos problemas são camundongos que as vezes viram rinocerontes e vice versa !
    Amei o texto sempre rico em comparações 👍

    Curtir

  2. Texto reflexivo em torno de uma perspectiva implícita “coragem”… Este adjetivo que muitas vezes nos confunde em seu significado… Válvula motriz de impulsão às conquistas que desejamos obter na realidade dos sonhos que nos propomos sonhar e mais, vivenciar… Parabéns pelo texto! Forte abraço…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s