Quem Mudou Sua Vida?

Quantas vezes já pensamos que algo que aconteceu em nossas vidas mudou completamente o que veio depois? Um emprego novo, conhecer alguém especial, iniciar um curso, ter um filho, a escolha de uma religião, comprar algo muito desejado, etc. Acontece com muitas pessoas ao olharem para seu passado: constatar que algo ou alguém tenha transformado sua vida. Por vezes nos lembramos de alguma oportunidade que um dia deixamos passar, e nos arrependemos acreditando que talvez nossa vida tivesse sido completamente diferente se tivéssemos tomado outra decisão. Às vezes, olhamos para alguma pessoa e temos certeza que sem ela, não seríamos o que somos hoje.

Mas agora gostaria de convidar vocês à uma reflexão: são realmente as pessoas que nos cercam ou as oportunidades que aparecem que mudam nossas vidas? Ou será que a transformação se dá à partir da nossa Atitude diante das oportunidades? Vamos (RE)Pensar? Para que um emprego dê certo, não basta somente que tenhamos a oportunidade de trabalhar. Precisamos nos empenhar para que essa tarefa dê certo, precisamos colocar nossa energia nessa nova oportunidade para que ela nos traga frutos, certo? Quando conhecemos alguém especial, um novo amor por exemplo, para que essa pessoa contribua em nossas vidas, temos que Permitir que ela faça isso. Se não nos envolvermos nessa relação, se não contribuirmos também em contrapartida, será que essa pessoa investiria tanto assim em estar ao nosso lado?

E quando iniciamos um curso novo? Basta apenas ter a oportunidade de fazer esse curso? Basta apenas ter o tempo livre para isso ou o investimento financeiro necessário? Ou você precisará se Empenhar em adquirir novos conhecimentos e sair transformado dessa oportunidade? E quando decidimos ter um filho, por exemplo? Basta apenas engravidar? O que irá tornar essa experiência única? Talvez não seja o seu Investimento nessa nova fase da vida? Investimento de Afeto, de tempo, de amor incondicional, de renúncias, de Atitudes… E quando escolhemos por uma determinada religião? Nos basta dizer que pertencemos à ela? Ou temos que ter atitudes que nos aproximem de seus valores e crenças? E quando conseguimos comprar algo muito desejado, como a casa própria por exemplo? Bastou ter dinheiro, ou você precisou ter comportamentos que o levaram a conseguir esse valor?

cf637b47-b6d1-4be3-a147-009b24668ca1

A reflexão que eu gostaria que fizessem agora é: será que foi o novo emprego, uma pessoa especial, um curso, um filho, uma religião ou um bem material que mudaram realmente a sua vida? Ou será que foi VOCÊ que permitiu transformar a sua própria vida? Seja para o lado positivo ou negativo. Foram as oportunidades que lhe faltaram ou foi o medo que transbordou? Que tenhamos Coragem para aproveitar as oportunidades que nos sejam oferecidas e que sejam realmente importantes para nós, pois afinal nem todas as oportunidades merecem nosso investimento, que poupemos nossos esforços para aquilo que realmente faz nossa essência entrar em movimento. Temos que saber reconhecer sim o valor de pessoas que nos apóiam e das circunstâncias da vida que nos auxiliam à chegar onde queremos: que sejamos gratos à elas, mas que também tenhamos gratidão com a nossa Coragem do dia-a-dia.

Mas que tenhamos principalmente Coragem para CRIAR nossas próprias oportunidades. Não deixemos que nossa vida, nossos sentimentos e nosso futuro estejam pautados em algo que não seja nossa própria essência. Não coloquemos nossa vida nas mãos de outras pessoas ou na espera de oportunidades perfeitas. Que possamos ser donos de nossas oportunidades, que elas sejam nossas escolhas. Se elas não estão batendo à porta como diz o ditado popular, não fique esperando: Seja Sua Melhor Oportunidade!

🙂

Léia Faustino

Psicóloga

4 comentários em “Quem Mudou Sua Vida?

  1. CONCORDO EM PARTES NO QUE VOCÊ, DIZ, QUE A GENTE TEM QUE FAZER A NOSSA PARTE, MAIS VOCÊ NÃO ACHAR SE NÃO FOR NOSSO DESTINO NÃO A NADA A FAZER; COMO MESMO UMA PESSOA QUE DO NADA FICA DOENTE, E MORRE VOCÊ NÃO ACHA QUE FOI O DESTINO. ESSA QUESTÃO E MUITO AMPLA NÃO ACHA? ABRAÇOS.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s